sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Entrevista com Historiador Osvaldo Coggiola por Gabriel Leão



Osvaldo Coggiola é um intelectual trotskista argentino. Possui graduação em História pela Universidade de Paris VIII (1977) , graduação em Economia pela Universidade de Paris VIII (1979) , especialização em História pela Universidade de Paris VIII (1979) , mestrado em História pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais/França (1980) , doutorado em História Comparada das Sociedades Contemporâneas pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais/França (1983) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (1998).

Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo(USP) e professor nos cursos de jornalismo e economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coggiola tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente em temas como Comunismo, União Sovietica e Economia Marxista.

Nesta entrevista fala sobre como os marxistas enxergam o populismo e dos movimentos lulista, peronista, getulista e malufista.

Um comentário:

  1. Excelente entrevista.
    Agora, vou discordar do professor quanto ao carísma não ser individual e sim forjado por várias circunstâncias externas ao personagem político.
    Como exemplo ao meu ponto de vista, retomo a figura de Jânio Quadros que não precisava de partido político forte para se eleger. A munícipes de São Paulo que o digam.
    Che Guevara, com todos os erros estratégicos que cometeu ao tentar "comunizar" o mundo, ou seja, com tantas situações externas desfavoráveis ao seu personagem, sempre exerceu um fascínio quase dogmático e idólatra nas juventudes que o sucederam sua morte.
    Valeu.

    ResponderExcluir